top of page
  • Foto do escritorVivian Lika Hashimoto

Como ensinar a fazer as necessidades no local certo

Atualizado: 7 de ago. de 2022



Indo diretamente ao ponto, descreveremos algumas formas de educar os cães a fazerem suas necessidades no local correto.


JAMAIS dê broncas por causa das necessidades fora do lugar - Os cães podem não entender a razão porque estão sendo repreendidos e, por isso, passarem a fazer suas necessidades em locais escondidos. Há também a possibilidade do cachorro perceber que recebe atenção ao fazer fora do local, pois, normalmente, as pessoas param o que estiverem fazendo para ir repreender seu cão. Apesar de ser uma bronca trata-se de uma interação e, por isso, o cachorro pode aprender que consegue atenção fazendo suas necessidades em locais inapropriados.


Limpe a sujeira quando o cachorro não estiver olhando e utilize produtos que neutralizam odores - Dada a explicação acima, recomendamos que ignore os erros dos cães e limpe a sujeira quando eles não estiverem por perto, pois, desta forma, evitaremos recompensar os “acidentes” com atenção.

O uso de neutralizador de odores é recomendado porque os locais com cheiro de xixi são mais propícios para virarem banheiro. Frequentemente vemos cães que marcam território com sua urina e sobrepõem “sua marca” onde outros cães já o fizeram. Por isso recomendamos que limpem bem os locais que não desejam que virem banheiro.


Utilize produtos que facilitam o acerto como “pipi pode” e tapetes higiênicos - seguindo o raciocínio da explicação anterior, produtos como “pipi pode” ou o próprio xixi ajudam a indicar o local correto para fazer as necessidades.

Cães gostam de fazer suas necessidades sobre texturas absorventes e, por isso, o tapete higiênico auxilia no processo. Aplicar um pouco de “pipi pode’ ou sujar o tapete com o próprio xixi do cão auxiliará no processo.


Delimite o espaço - O excesso de liberdade apenas aumentará as chances do cachorro fazer suas necessidades em qualquer lugar.

Filhotes não precisam de muito espaço e, por isso, não precisam ter peso na consciência ao restringi-los num cercadinho, lavanderia etc.

Uma vez que a rotina de caminhadas estruturadas estiverem satisfeitas, também não há a porque ter peso na consciência em restringir o espaço deles. Em nossa opinião, a caixa de transporte é a melhor ferramenta para auxiliar nesse processo de educação sanitária. Saiba mais sobre caixas de transporte aqui.


Controle a alimentação deles - Não deixe a vasilha de ração à disposição deles. O alimento é um recurso muito importante na vida dos cães e que precisa ser valorizado. A oferta constante de alimentos deprecia o valor desse recurso e não nos permite prever quando as necessidades do cão serão evacuadas.

Os filhotes costumam evacuar poucos minutos após a refeição (que tb deve seguir uma rotina com horários definidos). Alguns cães adultos também têm o hábito de fazer suas necessidades alguns minutos após a alimentação. Quem vai saber melhor quais são os hábitos do seu cão é vc, caro tutor, por isso é tão importante ter disciplina nos horários da alimentação.


Momentos propícios para fazer as necessidades:

  • Após a alimentação (conforme a explicação anterior);

  • Após brincar ou agitação - eventualmente os cães começam a correr como se não houvesse amanhã. Geralmente após esses momentos de agitação eles param para fazer suas necessidades.

  • Após acordarem - acho que todo mundo costuma acordar e ir direto para o banheiro…


Condicionando a fazer no local certo:


Uma vez sabido quais são os hábitos / horários do cão, é preciso aumentar as chances dele acertar. Lembre-se de premiar o cãozinho com petiscos ou afagos imediatamente após o acerto.

Coloque tapetes higiênicos em locais estratégicos e fique atento. Se o cachorro se agitar um pouco mais, andar em círculos farejando o chão, leve-o imediatamente ao banheiro. Se for um alarme falso, tudo bem…. Se ele fizer naquele momento melhor ainda! Sempre premie-o imediatamente após o acerto para incentivá-lo a fazer no local certo.


Assim que o filhote tiver se alimentado, leve-o imediatamente ao local correto / banheiro / tapete higiênico e aguarde até ele fazer. Premie o acerto!


Geralmente, os cães não fazem suas necessidades nos locais onde comem e dormem, por isso, recomendamos que se coloque a caminha deles do mesmo lado que os potes de ração e água e, do outro lado do local reservado para o cachorro ficar, alguns tapetinhos.



A caixa de transporte nos ajuda nesse processo porque os cães vão evitar de fazer dentro da caixa. O tempo de permanência na caixa precisa ser monitorado e o cachorro deve ser levado imediatamente ao banheiro após a sua saída da caixa. Caso o cão não faça suas necessidades, retorne-o para a caixa e repita o processo até ele fazer. Lembre-se de sempre recompensar os acertos.

Para saber mais sobre caixa de transporte clique aqui.


Tenha disciplina - estabeleça uma rotina com horários definidos para a alimentação, caminhadas, brincadeira, descanso etc. Controlando esses momentos ficará mais fácil de saber quais são os momentos em que seu cão costuma fazer suas necessidades e ele também saberá quando está sendo levado ao banheiro.


Tenha paciência e persista - estes são, definitivamente, os elementos mais importantes para a educação dos cães como um todo.

Essas orientações não esgotam o assunto mas são suficientes para a educação sanitária da maioria dos cães.


269 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page