• Vivian Lika Hashimoto

O treino começa em casa - parte 1

Atualizado: Jun 22


Dentro do nosso dia de 24h, passamos em média 1/3 dormindo e outro 1/3 trabalhando, restando-nos apenas 1/3 para cuidarmos das nossas próprias vidas e família.


E os cães?

Os cachorros também estão aí nesse dia de 24h, mas com um plus, eles estão sempre, repito, SEMPRE aprendendo: desde a mais tenra idade até a senilidade (velhice). Dito isto, podemos concluir que o cão, que temos agora, é o resultado de tudo que ele vivenciou e aprendeu até o presente momento, 24h por dia.


Quando nos questionam como proceder para melhorar alguma situação comportamental, a nossa resposta sempre retorna com uma pergunta “como é o seu cão em casa?”.


A diferença entre um cão com comportamento que desejamos e um cão mal comportado está no direcionamento e na relação que nós temos com esse cachorro. Traduzindo: o comportamento apresentado pelos nossos cães é apenas o reflexo daquilo que lhe permitimos e ensinamos. Se não ensinamos nada e ainda por cima somos permissivos, é óbvio que ele será desobediente. Também não posso deixar de mencionar a coerência e consistência dentro disso tudo: Se sempre deixei que o Totó dormisse na cama, como é que vou querer que ele aprenda a dormir fora do quarto, em apenas uma dia, e sem fazer nenhuma contestação?


É por esta razão que eu friso: O treino começa dentro de casa, e tem mais, a partir de nós! Somos nós tutores que precisamos avaliar a nossa relação com os nossos cães e tomarmos iniciativa. Não é possível supervisioná-los 24h por dia e também não são todos que conseguem dedicar integralmente a terça parte do dia a eles; mas podemos ser 100% coerentes e consistentes nas nossas atitudes e compromissos com eles.

Lamentavelmente, muitos cães não ocupam sequer alguns minutos do dia de algumas pessoas… Mas para aqueles tutores que se preocupam com o bem estar físico e mental dos seus queridos cães, dediquem seu tempo de forma que seja produtiva com eles. Façam caminhadas estruturadas diárias, preferencialmente no mesmo horário; alimentem-nos com restrições, estabeleçam regras e limites claros sem exceções e, se for preciso, apliquem correções.


A felicidade de um cão não está em dormir na cabeceira da cama, mas sim em ter uma vida estruturada guiada por uma pessoa que represente liderança, estabilidade e segurança.


Explicaremos no futuro o que são exatamente caminhadas estruturadas, alimentação com restrição (ritual da alimentação), regras e limites claros, correções, liderança e muito mais.



Na foto: Cacau (se recuperando de uma cirurgia no joelho), Gaia e Bombom praticando a arte de existir.



#psicologiacanina #comportamentocanino #treinamentonavidareal #cachorro #adestramento


Palavras chave: Treinamento de cães, adestramento, psicologia canina, comportamento canino, daycare, day care, cachorros, creche para cães

adestramento em Indaiatuba

-hotel para cães em Indaiatuba

-creche para cães daycare Indaiatuba

-hotel para cachorro em Indaiatuba

-adestrador de cachorro em Indaiatuba

16 visualizações1 comentário

Dog Harmony - Conectamos cães aos seus tutores para uma vida em harmonia e equilíbrio

Escola - Hotel - Adestramento - Daycare (creche) para cães

Indaiatuba - SP

  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco