top of page
  • Foto do escritorVivian Lika Hashimoto

O treino começa em casa - parte 2

Atualizado: 22 de jun. de 2020

Uma vez que assumimos que temos um compromisso com os nossos cães, é chegada a hora de colocarmos a mão na massa! Afinal, todos nós queremos ter um cão comportado dentro de casa.


Voltando ao nosso dia de 24h, o treino com os nossos cães começa a partir do momento em que acordamos (!!!). Sim, é isso mesmo.


Considerações à parte sobre a nossa própria saúde emocional, equilíbrio e humor que afetam diretamente no comportamento dos nossos cachorros, o treino com eles se inicia dentro de casa juntamente com a nossa rotina diária (lembra que eu falei que eles estão SEMPRE aprendendo?). O que eles fazem enquanto você prepara seu café da manhã? E quando vocês estão se alimentando? Quando é que vocês saem para caminhar? (também comentei que costumamos responder às perguntas das pessoas retornando com uma outra pergunta).


A nossa filosofia aqui do Dog Harmony consiste em treinarmos os cães para a vida real. Nós queremos que os cães façam parte da vida das pessoas na maior parte do tempo possível, como por exemplo nos carros, parques, shoppings, restaurantes (e por que não?). Mas para isso precisamos ter cães que saibam se comportar nesses locais e, para que isso aconteça, precisamos começar a treiná-los dentro de casa!


Eu costumo dizer que a caminhada começa antes de sair para rua. Ela começa a partir do momento em que decidimos sair para caminhar e pegamos na coleira. Como é que os seus cães se comportam diante da guia? Eles ficam muito agitados, latem e depois te puxam quarteirão a baixo? Então é hora de começar tudo de novo e praticar dentro de casa.


Quase todas as atividades com os cães seguem um ritual antes de acontecerem (ritual de saída, ritual da caminhada, ritual da alimentação etc.), pois eles são metódicos e também compreendem muito bem o que é hierarquia e liderança (já repararam como eles são pontuais e possuem seu próprio ritual para fazer suas necessidades ou ir se deitar: “as voltinhas”). Por isso, a caminhada também deve obedecer a um protocolo caso queiramos ter caminhadas tranquilas e prazerosas.


A partir do momento em que pegamos a guia na mão devemos pedir para que os cães se sentem (ou deitem) e se acalmem. Caso eles não saibam o comando “senta”, é preciso voltar alguns passos atrás e treinar esse comando, também dentro de casa. Jamais devemos interagir com os nossos cães nem lhe entregar qualquer coisa (comida, bolinhas etc.) quando eles estiverem agitados ou porque estão demandando (cães pidões na beira da mesa dando patadas ou em duas patas).


Voltando ao ritual da caminhada, devemos aguardar até que os nossos cachorros se acalmem para colocarmos cada equipamento neles (coleira, guia unificada, prong collar, e-collar etc.). Caso eles se agitem novamente enquanto estivermos colocando, devemos voltar atrás, pedir para que se sentem e aguardar até que eles se acalmem novamente. Terminada esta etapa, é hora de pedir para que eles também se sentem enquanto você abre a porta. Somente passe por cada porta ou portão caso eles estejam tranquilos e sentados (ou deitados).


Abaixo, vídeo com o ritual de saída com a Gaia:



Esse ritual da caminhada é de extrema importância para estabelecermos a nossa posição de liderança e preparamos a mente dos nossos cães para que tenhamos uma caminhada tranquila. Quando saímos pela porta de casa com eles agitados, certamente a caminhada também será conturbada


Mas se mesmo cumprindo todo esse ritual os cães continuarem puxando, é hora de voltar para casa, treinar essa caminhada em ambiente interno e reavaliar se estão usando o equipamento correto. Essa caminhada precisa ser ajustada dentro de casa onde não há distrações para o seu cachorro e, caso adquiram um equipamento próprio (guia unificada, prong collar ou e-collar) também é preciso treinar o manuseio destes antes de sair para rua.


Toda essa explicação sobre exigir a calma deles antes da caminhada também é valida para qualquer outra atividade que tenhamos com os nossos cães. Os cães precisam aprender a se comportar dentro de casa, onde não há distrações e nós somos a única referência para eles caso queiramos ter cães mais obedientes, tranquilos e que saibam se comportar fora de casa. Mas para que isso aconteça, precisamos ter paciência e sermos consistentes nas nossas ações.


Assim sendo, torno a dizer: O treino começa em casa!

Abaixo, outro vídeo com uma parte do ritual de saída com as bulls Tama e Shima:



Foto Dog Harmony: Gaia, Tama e Shima treinando a permanencia no place



Palavras chave: treinamento, adestramento, comportamento canino, etiqueta canina, psicologia canina

adestramento em Indaiatuba

-hotel para cães em Indaiatuba

-creche para cães daycare Indaiatuba

-hotel para cachorro em Indaiatuba

-adestrador de cachorro em Indaiatuba


22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page